segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

LISBOA - Cidade Viva

Uma das vantagens de quem gosta de cidades é o facto de aproveitar as deslocações à capital para tirar proveito dessa paixão. Sexta feira foi um desses dias, aproveitei para deixar o carro num terminal e ir de comboio até Lisboa. Às 8:30 a cidade fervilhava de movimento, centenas de pessoas saiam dos transportes públicos para a rua, nos túneis de acesso ao metro pareciamos glóbulos vermelhos nas veias da cidade, coloriamos a epiderme e alimentavamos o coração. Tinha que ir até aos restauradores, mas optei sair no Chiado e caminhar o resto do trajecto. A cidade vibrava, o sol baixo aquecia as faces que respiravam o ar fresco da manhã, desligo o pod para ouvi-la, passeio com um sorriso disfarçado. Ia para a Sociedade de Geografia de Lisboa discutir cidade, e o melhor exemplo estava à minha frente. A luminosidade da baixa criada por Carlos Mardel nos tempos pombalinos contrastava a riqueza pictórica das nossas colinas, o café Nicola brilhava e no topo o Teatro Nacional D.Maria II erguia-se magestoso sobre a praça onde muitos paravam para apreciar o cenário. Redescobria as manhãs de Lisboa, num sorridente dia de inverno. Que saudades.

3 comentários:

Guilherme Godinho disse...

IMPORTAR HABITANTES PARA A CIDADE

Sonho com o dia em que o trajecto será o inverso.

Nesse dia em que o desenvolvimento sustentável for um facto (sociedade, economia, ecologia e responsabilidade social), talvez Lisboa seja uma cidade de verdade. Uma cidade com gente. Habitantes. Visitantes. Ideias. Cosmopolita.

Por enquanto (basta ver dados do INE), definha ao segundo. Exporta habitantes, famílias e empresas para a Grande Lisboa.

O que apesar de tudo, é normal. A nossa vontade é ir passar o fim de semana à Terra (escrevo propositadamente com maiúscula) e tratar da horta.

A Terra é a maior aglomeraçao nacional.
Salvaterra, Cartaxo, Mogadouro, Estremoz...

Sao raízes tao fortes (embora algumas tao recentes que cospem novo-riquismo), tao tentaculares...

O presidente desta câmara (CML), nao mora na cidade, nem no município. Nao faz mal nenhum. Nao fazem mal nenhum as fotografias de estendais. É mau jornalismo, concerteza.

O que faz MUITO mal, sao programas estratégicos em que se promovem as "zebras/passadeiras de peoes" ao invés de IMPORTAR HABITANTES PARA A CIDADE.

GG

Miss K. disse...

Lisboa é linda. tive um dia em que a vi brilhar mais do que nunca:

http://lifeisamasterpiece.blogspot.com/2007/02/lisboa-vista-do-meu-cigarro.html

Guilherme Godinho disse...

Esta tua miga Miss K., nao há dúvida que é especial.
A respeito dela e da luz de Lisboa... de que somos admiradores, escravos, fanáticos... disse o Neruda, o Pablo, que ela tinha o cor de laranja oceanico. Ainda nao vi outra descriçao tao boa, tao quente tao sensitiva, tao minha, tao nossa, tao.

GG