terça-feira, 18 de dezembro de 2007

EXEMPLO 001

De vez em quando dou por mim a pensar o que será que os visitantes pensam ao vaguear por este blogue. Aproveito a narrativa para contar histórias que despertem emoções, que aproximem todos das preocupações com a cidade e com o que se discute a nível mundial sobre arquitectura e urbanismo. O "não me diz respeito" ou "não é a minha área" (caracteristica muito "nossa") não se aplica, mais tarde ou mais cedo todos somos afectados. O urbanismo é uma disciplina pluridisciplinar, não só porque "bebe" de outras especialidades, mas também porque os resultados da sua prática vão para lá da formalização do "projecto", atingem o nosso modo de vida, o nosso futuro comum.

Hoje tive a ajuda de um video encontrado no youtube. O projecto chama-se "Museum Plaza" e é do O.M.A. (Office for Metropolitan Architecture - Rem Koolhaas and partners), para Louisville.

Aqui encontrei, principalmente no inicio do filme, a tal intenção de agarrar numa espécie de código da cidade (espaços publicos e privados, usos, etc) e colocá-los na vertical.

Fico perturbado, sou admirador da liberdade, da expressão, da pluralidade, oscilo, divido-me, num misto de starchitecture com starurbanism, não posso deixar de perguntar:
"É a "receita" aplicável a qualquer território?"

Se sim, se isto for uma tendência, deixo outra pergunta: "Não permitimos a clonagem humana, mas será permitimos a clonagem de cidades?"


2 comentários:

Ima Trigueiros disse...

Fantástico!!! Quem me dera ter tempo para apresentar os meus projectos assim! independentemente de teres razão, e nas cidades já não existirem valores, nem referências... porque os edificios simplesmente "nascem"... fruto de uma apresntação destas, fruto de uma ideia, sem espaço nem tempo.


beijinho

Folha|em|Branco disse...

parabéns por este espaço. Estou a adorar descobrir cada canto, cada vontade tua. Keep on going, há vozes que são importantes demais para se remeterem ao silêncio...

Beijosm
Clara