terça-feira, 4 de dezembro de 2007

2035

é uma metáfora, um alerta, um hino ao espaço público, uma simples divagação ou apenas uma data de asneiras

Não esquecer:
"A esfera pública é o teatro de uma cultura urbana. É onde os cidadãos desempenham os seus papeis, é o elemento que pode agregar uma sociedade urbana"
(Rogers, 1997: "Cidades para um pequeno planeta")

3 comentários:

Guilherme Godinho disse...

Luto contigo, para nao sermos "Os melhores exemplos europeus de arcaicos pós-modernos." (José Gil).

Já agora interpreto a sua (J. Gil) definiçao de ESPAÇO PÚBLICO: numa conversa, numa sociedade, um autor lança uma ideia/conceito para a mesa/cidade.

Ela é percorrida por um contigo/largo grupo de amigos, vizinhos, habitantes de uma cidade (nao gosto da palavra cidadao, porque tem fortes ligaçoes políticas ao conceito francês de pessoa. Bem geral da naçao, Robespierre, ....).

Ao regressar ao seu ex-autor, ex-dono, já nao tem direitos. Porque , já nao é a mesma. É outra muito mais rica e completa, às vezes totalmente modificada.

É o Espaço Público do J. Gil e o nosso um dia, sem preconceitos. Com amor ao conhecimento, saber, ciência e especialmente sem medo de divulgaçao.

Abraço,

GG

Miss K. disse...

Fico contente que tenhas finalmente dado o passo em frente. Parabéns pela coragem. Mas ainda estou a pensar se devo comentar o que está escrito, ou não.

Beijinho,
Miss K.

oxenbury disse...

sugestão:
colocar nestes post's a etiqueta "2035" para que se possam compactar de uma só vez qd os queremos ler, sem q se tenha q andar à procura dos mesmos.