sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

3 Fases (e 1/2) para uma reunião em Portugal

1. Fase TÍMIDA - Após um briefing, inicia-se a ordem do dia. Os presentes observam-se e exploram a panóplia de situações que, no seu imaginário, podiam ocorrer a qualquer um dos presentes. Evita-se o protagonismo e mesmo a intervenção.
2. Fase AGITADA - Após algumas intervenções incisivas sobre o tema em questão, sobressaiem as diferenças e discute-se arduamente diversos pontos de vista. Na consciência dos vários presentes começa a formar-se um corpo comum que une as várias opiniões.
3. Fase FEIRA DAS VAIDADES - Os astutos, na percepção de que começa a formar-se um consenso, tomam a palavra e "vomitam" frases articuladas sobre o tema e outras histórias, repentindo, sublinhando e até espezinhando a ideia já formada. De forma ordeira e interminável segue-se este ritual até se conseguir esvaziar parcialmente o ego.
1/2 Fase - Ao aperceber-se do início da 3.ª fase alguém sintetiza os temas debatidos e sugere as conclusões. Este raro acontecimento poder-se-á ainda assistir em algumas reuniões, e deve-se a pequenos rasgos de lúcidez, transparência....ou fome.

Sem comentários: