sexta-feira, 11 de abril de 2008

EUROPAN 9 - O DESABAFO -


O planeamentopontocom é um espaço dedicado a planeamento, vivências e outras coisas, e como blogue que é não podia deixar de ter o seu lado emotivo e de livre expressão.

A proposta que apresentamos no concurso internacional EUROPAN 9 para a área de Odivelas, não passou à fase final, segundo conseguimos apurar, por incumprimento do programa, ou seja, identificou-se a ausência de uma área desportiva, exigida no programa, que poderia ser coberta (pavilhão) ou descoberta (questão frisada nos esclarecimentos prévios). Ora, se olharmos para a imagem que acompanha este texto vemos um espaço, à esquerda, que na ligação de dois cursos de água, serve de baia de retenção (área inundável em alturas de pluviosidade anormal) e de ÁREA DESPORTIVA, descoberta. Ou seja, a referida área está na proposta, numa solução coerente e sustentável, já adoptada em muitos países sérios e evoluidos em questões de ordenamento do território e de gestão de recursos hídricos.

Assim, foi com grande pena que soubemos que, nós por cá, continuamos a olhar com pouca atenção para o trabalho desenvolvido por jovens arquitectos em concursos de nível internacional, com um significativo desprezo pelo tempo, esforço e trabalho dos mesmos.

Para nós foi uma boa experiência e uma maior desilusão, porque infelizmente com o continuar destas situações mais vale puxar pela imaginação e inventar concursos virtuais...ninguem se chateia...

P.S.: Com grande respeito por todas as propostas apresentadas, e maior por aquelas que possam ter sido vitimas de situações lamentavelmente semelhantes.

2 comentários:

+ disse...

estou a pensar em participar no proximo...é sempre bom ver os dois lados das coisas :)

tiagwho disse...

Lamento o resultado do concurso. Parece-me uma ideia muito válida. Se precisarem de um Engenheiro do Ambiente para os próximos projectos, diz qq coisa.

Abraço e boa sorte!