quinta-feira, 15 de maio de 2008

O petróleo refinado e "fino"

A escalada dos preços do petróleo é conhecida. Também é conhecido que 60% do valor do barril é especulação, o que nos pode deixar indignados, mas que sendo um dado universal não explica a diferença de preços de combustíveis entre os vários países da UE. Em Portugal discute-se a cartelização do fornecimento e revenda de combustíveis. Uns dizem que a culpa é do Estado outros das refinarias e distribuidoras. Todos sabem que os preços sobem e não descem.

Eu sinceramente, e sem rodeios, sou a favor da penalização das principais petroliferas portuguesas, ou seja, a favor da penalização legal através da Autoridade da Concorrência, e a favor da acção popular, ou seja, do claro manifesto de todos os cidadãos da insatisfação desta situação gerada pelos principais fornecedores e "encoberta" pela crise internacional. Razão pela qual congratulo-me com todas as formas de "embargo" apresentadas em vários mails. Se calhar precisam entender que não têm o "rei na barriga".

Outra questão que considero muito importante, são os impostos. Fala-se muito na diminuição dos impostos sobre produtos petroliferos (ISP). Ora, à semelhança do que aconteceu com o IVA, em que a diminuição de impostos sobre as actividades desportivas não teve efeito na carteira dos utilizadores, mas sim no engrossar dos lucros dos ginásios (que encaixaram a diferença), não posso deixar de acreditar que o mesmo acontecerá com o ISP, ou seja, que a medida venha ainda beneficiar mais os que já estão a engordar a custo de uma suposta crise internacional, onde por coincidência o euro valoriza em relação ao dolar. Assim, só posso ser contra a diminuição do ISP, esperando que o Estado tenha o bom senso de utilizar a margem, não prevista da verba do OE, na compensação das despesas adicionais tidas, em todo o país, pelas empresas de transportes públicos.

Quanto a todos nós?...não sei, mas eu vou andar menos de carro, manifestar-me silenciosamente, não abastecer nas conhecidas bombas de gasolina, e continuar a mandar umas "bocas" por aqui....

3 comentários:

hothotheart disse...

acho q vou comprar uma bicicleta =P

TB disse...

Eu não acredito muito na mudança, já que os interesses em torno desta escalada no preço dos combustiveis, para não variar, estão sentados lá no topo!
Depois, admirem-se que o crescimento económico do país, volte a baixar face às previsões. Quem menos precisa de aumentar as margens de lucro...é quem se recusa em reduzir as mesmas - resultado da falta de competitividade em determinados sectores.
Sócrates=Hipócrita

Abraço TT

Teresa disse...

Eu ja ando de trotinete por causa das coisas...