terça-feira, 27 de maio de 2008

As médias de Portugal

O ministro das finanças deixou-me pensativo quando disse que os aumentos nos preços dos combustíveis em Portugal estavam dentro das médias europeias. Eu, habituado a que Portugal esteja num extremo ou no outro das estatísticas europeias, não pude deixar de ficar desiludido. Então já não somos os piores das coisas boas e os melhores das coisas más? Então agora deixamos de distribuir injustamente a riqueza? Será que de repente estamos mesmo a convergir para o cinzento desinteressante? Será este o prelúdio do fim da contestação e dos blogues de crítica mais aguçada?...

Sinceramente, acho que não. A verdade é que o preço final dos combustíveis continua a ser dos mais elevados da europa. A verdade é que Portugal continua o mesmo, escondido atrás de falsas alegrias, onde a mesquinhez contínua a marcar passo e a seriedade é alvo de galhofa.

Mas afinal como que é possível dizer-se que Portugal está dentro da média europeia?... bem, parece-me bastante fácil. Ora, se pensarmos que numa europa a 27 podemos considerar um desvio padrão de 13 temos, quase sempre, Portugal dentro da média. O que me leva a concluir: "Tá-se bem!"

2 comentários:

Nikita disse...

DELICIOSO!!!!

A crítica assertiva e, principalmente, o cartoon!

:)

Sadeek disse...

É o chamado "mandar de areia" para os olhos dum gajo...

Há que ensinar estatistica ao pessoal...para entenderem MESMO as coisas e os malabarismos.. :P

Abraço