O jornal da 2 foi o refúgio do sóbrios, de quem procurava notícias e não curiosidades e cuscovilhices, de notícias sérias e uma boa agenda cultural. Estratégicamente colocado às 22 horas, para quem às 20 não está em casa, e às 22 horas não quer estar a "fritar" a ver novelas e afins.
Foi...foi porque começa a corromper-se, começa a denotar-se a prioridade do banal, fútil e inutil.
Ontem abriu com a notícia da demissão do Camacho, direito a emissão em directo à luz e tudo, assediaram o Rui Costa à saída do estádio à procura daquela frase que constaria nos tablóides no dia seguinte (sem sorte), e da emissão em directo restam apenas as mesmas imagens, em deferido, já emitidas noutros canais.
Com Portugal a ferro e fogo (onde grandes manifestações são menosprezadas pelo governo), com Espanha em eleições (territorialmente a nossa única ligação à Europa), com a Naide Gomes a elevar o nosso hino ao lugar mais apetecido dos Mundiais em pista coberta, com os Democratas em guerra nos EUA e os repúblicanos a ganhar com isso, quem é que quer saber da porcaria* do Camacho ou do Benfica? Sinceramente...
* "porcaria" como manifesto da indignação da notícia face à sua relevância no mundo, e que nada tem a ver com o respeito que tenho às pessoas e às instituições, nomeadamente as referidas.
6 comentários:
Meu caro TT,
Compreendo a tua "exaltaçao". Mas, o Benfica "é uma naçao". Creio que sao 6.000.000 de cidadaos. Sabes quantos países no mundo têm menos que 6.000.000 de habitantes? Por isso, feliz ou infelizmente o Camacho é notícia. Feliz ou infelizmente o pai do Camacho, também, é notícia.
O Rui Costa é notícia.
O atletismo nao é notícia. Como a cultura, a ciência e a economia mundiais nao sao notícia.
As animadas eleiçoes espanholas (ANIMADAS), nao sao notícia.
O assassinato de um ex-vereador pela ETA, dois dias antes destas eleiçoes, nao é notícia.
A quantidade de crimes de sangue dos últimos dias em Portugal: NAO SAO NOTÍCIA.
Sabemos que a manipulaçao dos meios de comunicaçao social pelos estados (dos Outros e dos de Direito)é comum. "Acontece". Sem "Independeste"s, ou quem o substitua, sem contra-poderes,é comum. Curiosamente, os mesmos intrumentos de contra-poder, sao muito activos e úteis quanto os governos sao de outro timbre. Costuma-se chamar na gíria política e de jornalismo a "máquina". E em Portugal, há uma máquina política, mais forte, mais organizada, mais eficiente e eficaz que as outras!
Por tudo isto, nao chames: "... porcaria do Camacho ou do Benfica".
Ah, é verdade. Sou um amante comedido do Sporting Clube de Portugal, que também nao é notícia.
Porque, as cidades (como o cérebro) dividem-se sempre em (pelo menos) duas partes: margem Sul e Margem Norte; abaixo e acima da Diagonal; abaixo e acima da 2.ª Circular...
Abraço do East End (outra divisao: East End vs West End),
GG
lá k é uma porcaria é... tv portuguesa...
GG - Infelizmente a "máquina" não cria capital social e cultural. Portugal vai fazendo a cama onde se deita.
Borbolettta- pois...de vez em quando na 2 lá se enganam e vem uma lufada de ar fresco.
Como não tenho nada contra a pessoa e instituição, fica a adenda ao texto.
Hi there!
Vim ver quem me tinha comentado e acho que já tenho mais um blog a adicionar aos favoritos... Achas que posso?
;)
Olá Buttafly. Claro que sim.
:)
Enviar um comentário