quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

"Guantanamo" à Portuguesa

Quando li esta notícia :"Amnistia saúda "exemplo corajoso" de Portugal de acolher prisioneiros e exorta UE a fazer o mesmo", tive duas reacções, surpresa e estupefacção...surpresa pela atitude charmosa das autoridades portuguesas e estupefacto pelos comentários ridículos que apareceram nessa página.

Eu também podia referir que não tenho nada a ver com a porcaria que os EUA criaram, que não tenho nada que andar a importar "supostos" criminosos, que é mais do mesmo, porque aqui julgamentos mais longos que os de Guantanamo não faltam...como também posso dizer que não tenho nada a ver com a fome e doença em África, com a pobreza dos países do "terceiro" mundo, com as desgraças do meu vizinho, etc, porque não contribui em nada para essa situação...ou seja, também posso ignorar que faço parte de um contexto global e que tenho o dever e o direito de demonstrar o que eu considero correcto para um futuro global.

Existem pequenos países, cidades e localidades que estão na mira do mundo porque tornaram-se, através de actos de coragem, referências para "melhores práticas" em determinados temas, sejam ambientais, sociais, económicos ou políticos. A sua actuação trouxe inclusivé benefícios à escala deles e um efeito contagiante à escala global.

Aqui, sinceramente, a sentir alguma indignação é mesmo na mesquinhez de quem critica esta medida. É óbvio que vai sair do nosso bolso, é óbvio que estamos a tentar resolver problemas criados pelos outros, e que inclusivé podemos ter consequências por isso, mas será que isso é uma novidade?...será que essa atitude não condiz com a parte mais digna da condição humana?...seremos nós cegos, surdos e mudos?

Realmente o mundo está cheio de boas intenções...agora só falta passar à prática...

2 comentários:

Sadeek disse...

TT pá....não estamos a falar de refugiados! Estamos a falar de criminosos com ligaçoes criminosas e que pouca moral deverão ter....

Não me choca que nós venhamos a receber essa malta. Mas não acho que seja um acto assim tão digno. Tinham de ir para algum lado...que venham aqui para o "aterro"...

A estes e aos que cá estão já, juntava-os a todos e metia-os a fazer serviço publico. Limpar matas para que haja menos incêndios de verão....na construção civil (obras do estado)...enfim, coisas do género!!!

Mas se calhar iam chamar a isso escravatura e era capaz de arranjar chatices.... ;)

ABRAÇOOOOOOOOOOOOOOOOO

hothotheart disse...

n percebo pq é q s lembraram disso agr