quinta-feira, 11 de setembro de 2008

11 de Setembro

Todos conhecemos o acontecimento que marcou o 11 de Setembro de 2001, e todos olhamos de uma forma diferente para as causas e efeitos do atentado terrorista que vitimou quase 3.000 pessoas e destruiu o coração de uma das cidades mais cosmopolitas do mundo. Quando olho para trás, ou vejo as imagens que marcaram aquele dia, lembro-me do terror explanado na cara de todos, do sentimento de impotência enquanto pessoas saltavam de uma altura de 200 metros para encher uma última vez os pulmões, dos telefonemas de despedida, de relatos de desespero, uma angústia enorme assola o comum mortal ao assistir, rever ou recordar aquele dia.



Como é normal nestes espaços fui à procura de uma imagem para acompanhar o texto ainda não escrito, apenas a ideia de que o acontecimento merecia uma reflexão. Encontrei a imagem que não esperava, e que nestes 7 anos, após a visualização de inúmeras imagens, nunca tinha visto, era a estátua da Liberdade envolta em negro. Aquele negro que nos envolveu a todos e continua a envolver, aquele negro que nos retirou liberdades e tornou as nossas vidas menos privadas, aquele negro que nos faz desconfiar do vizinho e nos provoca receio de voar, aquele negro que nos lembra que não estamos seguros em lado nenhum, um negro pesado, frio, envolvente, que provocou guerras e espalhou a fome, um negro que separou o mundo, as raças e as crenças, destruiu cidades e aldeias, um negro que se infiltra por todo o lado e desloca-se à velocidade da luz, esse negro que te tornou menos tu.

O 11 de Setembro de 2001 foi um dia negro, não só para os directamente afectados mas para todos nós. Foi o dia em que tu e eu perdemos mais um pouco da nossa liberdade, de uma forma continuada e constante, esse negro continua a percorrer o mundo, a perseguir a cidadania, a liberdade e a independência.

Hoje estamos de luto, lembramo-nos do dia 10 de Setembro de 2001 e choramos, porque nesse dia éramos livres....

1 comentário:

Paulo Lontro disse...

TT, acima de tudo concordo com uma frase tua: TODOS PERDEMOS UM POUCO DE LIBERDADE !!!

Além da tragédia e das pessoas que sofrem. Foi um pouco do fim da liberdade.