segunda-feira, 2 de junho de 2008

ESPERANÇA

No domingo fui confrontado com a pornográfica cobertura televisiva da selecção nacional. Três canais nacionais dedicados a tudo menos serviço público. Ora era a alimentação, ora a vestimenta, os movimentos, as músicas, os gestos, e principalmente a perseguição pelo ar e pela terra. Informação inútil, sem qualquer objectividade ou necessidade, dirigida supostamente aos portugueses, alguns, provavelmente como eu, a sentirem que lhe estavam a enfiar a sopa à força pela goela. O castigo durou quase quatro horas, hora em que felizmente os nossos jogadores abandonaram o país.

Com a paciência massacrada, a cereja em cima do bolo estava para vir. Então não é que o autocarro da selecção chama-se ESPERANÇA, e imagine-se....o avião da selecção também se chama ESPERANÇA. Às tantas não sabia se aqueles senhores que se apresentavam de fato e entravam no avião eram jogadores ou embaixadores que iam para os quatro cantos do mundo negociar a paz, distribuir alimentos, fomentar a coesão social, lutar pelo fim da pena de morte, pela redução do preço dos combustíveis e dos cereais, divulgar a sustentabilidade, a redução da emissão de gases com efeitos de estufa, etc. Eu tinha ESPERANÇA que fossem.

Choca-me que a ESPERANÇA do nosso país esteja entregue ao futebol, até porque se tal fosse verdade Pinto da Costa seria presidente e Valentim Loureiro primeiro ministro. Os canais televisivos seriam nacionalizados e a SportTv considerada um serviço público.

Eu tenho ESPERANÇA...espero que Portugal se torne um país melhor, mais equitativo e ambicioso, onde não haja fome e desigualdades, onde haja igualdade de oportunidades, onde a democracia esteja viva e reconhecida internacionalmente com papéis de interesse na perspectiva global. Tenho ESPERANÇA que a vida melhore, que o preço dos combustíveis estabilize, que haja cereais para os países mais pobres, que os portugueses sejam mais solidários e participativos.


Eu ESPERO que a selecção nacional ganhe tudo o que tem para ganhar, mas se a nossa ESPERANÇA é a selecção digam-me, porque no momento seguinte abandono este país... É que para torcer pela selecção faço-o de qualquer lugar.

7 comentários:

Maggie86 disse...

gostei, mas uma coisa te digo, é bom q a selecção nos de esperança, porque isso traz força pro resto!!se sentirmos q somos bons nalguma coisa, começamos a pensar q tb podemos ser no resto!e...q este europeu seja melhor q o anterior e q...os gregos n nos apareçam à frente!!;)*

+ disse...

E olha q o clã dos meninos até tem bom dinheiro para enriquecer muita boca neste país, e não falo só de comida...o conhecimento é um alimento, mas se nem estes anjinhos que têm os bolsos cheios procuram-na...enfim.
Em relação ao directo tinha exactamente 3 helicópteros em cima da minha casa, pareciam abelhinhas À espera de uma fisga...olha como diz Sepúlveda, VOMITO.

hothotheart disse...

ainda bem que nao vejo tv =P

TB disse...

Já não tenho ESPERANÇA... afinal de contas estamos entregues à MEDIOCRIDADE e ao TALENTO (nada mais que isto) de uns senhores ilustres Portugueses...os primeiros no Governo e os segundos na Selecção!

TT - Adere à TV cabo...fico preocupado por saber que tiveste quatro horas a olhar para os movimentos da selecção no passado Domingo!

Abraço,

TB

paddy disse...

É mesmo, parece que tudo o que importa neste país é o futebol. Por amor de deus, até a escolta do autocarro lhes parece importante? Se se dedicassem tanto ao trabalho como ao futebol isto andava para a frente...
Espero que percam o primeiro jogo, pra ver se isto acalma um bocado. Mas só o primeiro..

Nikita disse...

A culpa não é dos jogadores, mas do serviço público de excelência que as nossas televisões prestam :P

Adoro futebol, desejo as maiores felicidades à nossa selecção, até porque também acho que as vitórias no futebol acabam por moralizar o nosso povo e animá-lo para fazer melhor no dia-a-dia!

Mas pôr em cima dos nossos jogadores tanta responsabilidade e tanta esperança é um exagero e chega mesmo a ser ridículo!

Sadeek disse...

TT...eu adoro futebol...e adoro a selecção...mas até começar o europeu dou graças a todos os senhores por existir a TV Cabo...

Abraçooooooooo