terça-feira, 21 de abril de 2009

Será possível?

Será possível tamanha falta de imaginação? Será que não se aprende nada neste país? Será que estamos remetidos à má cópia de boas criações? Será que não podemos contribuir com algo de novo, inovador? Será possível que nos consideram tão estúpidos? Será ....

São estas as várias questões que me assombram o espírito cada vez que vejo o outdoor do PCP com o slogan "Sim, é possível!", esta versão brejeira do "yes, we can" da campanha de Obama nos EUA.

Uma frase semelhante, conteúdos completamente distintos. A grande inovação de Obama foi baseada na renovação do passado e na força da esperança, com frases e discursos incisivos, e com um forte conteúdo. "Sim, nós conseguimos" é o resultado de anos de saturação, de uma crise histórica, e da vontade de mudança. "Sim, nós conseguimos" foi estudada, dissecada, avaliada, e tornou-se imagem de um discurso e de uma política de sucesso.

Mas será que podemos andar por aí a copiar a frase, mesmo que em contextos eventualmente semelhantes, sem ao menos nos preocuparmos com o discurso de fundo? Seremos todos tão ignorantes ao ponto de acreditar que o slogan ultrapassa a força do conteúdo?

A grande mensagem que veio dos EUA foi de que existe uma nova geração atenta, que os meios de comunicação globais agitaram mentes, e que a nova população "do mundo" pode mudar o nosso futuro comum ("our common future" Bruntland - príncipio do conceito de sustentabilidade).

Agora o que é que o "Sim, é possível" do PCP tem a ver com isso?...será o "sim, é possível afastarmos associados por discordarem do "mainstream" ideológico do partido?", será o "sim, é possível não censurarmos o incumprimento dos direitos humanos na China?"....ou será, na versão assustadora, o "sim, é possível governarmos"?

Sinceramente, acho que o PCP tem um papel essencial na democracia portuguesa, e se calhar por essa mesma razão não entendo tamanha falta de imaginação na criação de um slogan que os projecte para o futuro, ao invés de copiar uma receita. Será possível que não deram por ela?...ou acham que nós não daríamos?

2 comentários:

Anónimo disse...

Também já tinha reparado nisso...
Chega mesmo a ser ridiculo...

O pior é que quem decidiu colocar esse slogan deve achar-se um génio... OMG...
Cambada de idiotas é o que são... não sabem primar pela diferença..
Enfim...

Bjinhos e Boa semana ;)

hothotheart disse...

ahahaah lindo =p
esse cartaz sinceramente...tenham do